Conheça esse instrumento de bocal: o trompete!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Musica-Mais-Conheca-esse-instrumento-de-bocal-o-trompete

O trompete é um instrumento de bocal, composto por um único tubo de metal, que define sua classe. O som do trompete tem resultado pelo formato e encaixe dos lábios no bocal, pressão do ar exercida pelo músico e também pela combinação no manuseio das suas válvulas.

O som dos trompetes mais comuns pode ser confundido com o das cornetas, entretanto diferenciam-se realmente no timbre, sendo o do trompete mais suave e agradável, embora ambos sejam da mesma família.

Para você que está em busca de mais informações, trouxemos os quatro principais tipos de trompetes e, a seguir, vamos diferenciá-los:

Trompete em SI BEMOL: instrumento de bocal tradicional

Atualmente, esse é o tipo de trompete mais comum. A afinação desse instrumento de bocal varia de Fá a Dó, dando grande flexibilidade ao músico, sendo assim, sua utilização varia desde orquestras à bandas musicais.

Sua pegada remete mais ao Jazz, então fica a dica para os fãs!

Vale ressaltar que esse tipo é o mais utilizado pelos iniciantes nessa arte e o mais tipo conhecido pelas pessoas.

Trompete em Dó

Esse tipo de trompete tem mais charme e gala. Sendo um instrumento de bocal pouco menor que o anteriormente citado, é utilizado para grandes lugares e acontecimentos como respeitáveis orquestras. Os trompetes em Dó, aliados ao Si Bemol, produzem sons incríveis, sendo ótimas combinações.

Esse tipo de trompete é tido como um passo além do Si Bemol, visto que músicos iniciantes escolhem o primeiro e tendem a adquirir maturidade e experiência para passarem para o segundo.

Trompete piccolo

Diferente dos mencionados anteriormente, o trompete piccolo têm quatro válvulas, ao invés de três. Seu formato e tamanho facilitam ao músico alcançar notas mais agudas, precisando esforçar-se menos. Na maioria dos casos são afinados em Si Bemol ou Lá, com alcances agudos e bem límpidos.

Trompete Triunfal

Esse tipo de trompete tem seu cano bem mais longo que os mais comuns, entretanto o som é idêntico ao tradicional. O uso desse instrumento de bocal é mais comum em ocasiões extraordinárias como grandes eventos, apresentações, casamentos, etc. Podemos ver alguns desses em filmes e seriados, principalmente nos que abordam assuntos relacionados à Realeza.

Como vimos, esses são os quatro tipos de trompetes mais utilizados. Cada um possui suas características, o tornando único. Vale a pena lembrar que aprender a tocar esse instrumento de bocal representa um grande desafio na vida de um músico (ou futuro) músico. Como com qualquer outro instrumento, os trompetes requerem muita dedicação e disciplina. Um dos maiores passos é exercitar e fortalecer a musculatura da boca, que é envolvida no processo da música com esse instrumento.

Além de aprender por prazer, também há possibilidade de trabalhar como músico, o que torna o aprendizado ainda mais estimulante!

E você? Conhece esses tipos de trompete? Tem algum que queira mencionar? Como vai seu aprendizado ou seu trabalho? Divida com a gente nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×