Dicas que eu queria ter recebido quando comecei a tocar um instrumento de corda

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Musica-Mais-Dicas-que-eu-queria-ter-recebido-quando-comecei-a-tocar-um-instrumento-de-corda

Tocar um instrumento é algo muito bacana e divertido. Além disso, já foi comprovado que aprender a tocar um instrumento ajuda a reduzir o stress e aumentar a concentração. Não é de se espantar, pois todos sabem que uma música tranquila quando estamos estressados vem bem a calhar. Imagine sendo você a aprender a fazer isso.

Entretanto, quando começamos do zero algo em nossas vidas, pode ser um pouco problemático. Afinal, às vezes precisamos de orientações, certo? Por isso, trouxemos para você 8 dicas para você que vai começar a tocar um instrumento de corda (ou dicas que quem já toca gostaria de ter sabido antes):

No início dói mesmo

A maioria das pessoas não sabe, mas tocar um instrumento de corda requer um esforço bastante grande das mãos e sua musculatura. Então, no começo é normal que alguns sintam pequenos desconfortos e dores. Isso se deve ao fato de se estar fazendo um esforço com regiões antes não muito requeridas em nosso dia a dia. Então acalme-se, você vai se acostumar!

Alongue um pouco antes de tocar seu instrumento de corda

Se formos parar para pensar, tocar um instrumento é um exercício, portanto alongar-se, principalmente os braços e mãos é importante para não causar pequenas distensões.

Vale lembrar, se for somente pelo divertimento, evita tocar, a princípio, muito tempo sem parar para descansar um pouco.

Não roa os dedos

Tocar um instrumento de corda exige bastante não só dos músculos da mão, como mencionamos anteriormente, mas também dos dedos. Se você tem o hábito de roer seus dedos, é uma boa ideia parar.

Para tocar as notas em instrumentos como violão e guitarra, por exemplo, pode ser BEM doloroso para quem “come” os dedos, principalmente com as cordas de aço.

Tenha cordas extras

Falando em cordas… Às vezes, elas podem arrebentar, seja durante o uso ou quando estiver afinando o instrumento. É normal, não se preocupe. Por isso, é melhor ter umas cordas extras em sua gaveta. Imagine, querer tocar e não poder, chega a bater aquele deprê não é?

Ah, uma pequena observação, toque e afine seus instrumentos de corda com a postura adequada, pois você não vai querer que quando uma corda arrebente, venha de encontro ao seu rosto, não é nada agradável!

Conservação do seu instrumento

Como qualquer bem que você adquire, cuidar é essencial. Portanto comprar uma capa e manter num local seco e longe da luz solar é necessário para que a vida útil do seu instrumento seja mais longa e você possa aproveitá-lo bastante!

Existem tutoriais online

Quem puder pagar aulas para aprender a tocar um instrumento de corda pode cogitar isso. Mas para aqueles que estão com o orçamento está mais limitado, não se entristeçam! É possível aprender muitos princípios básicos e até alguns avançados na internet.

Existem canais de vídeo sobre vários instrumentos, sendo assim você pode aprender sem necessitar arcar com despesas com professores. Nem todos têm as mesmas facilidades, mas ao se esforçar, dá pra ter um progresso bem legal!

Tocar um instrumento de corda não é tão fácil

Mas se acalmem, não é impossível. No começo parece meio complicado, depois você pega o jeito e fica tudo mais tranquilo. Mas que fique bem claro que ao tocar qualquer instrumento, tem uma hora que, se a dedicação não for muito grande, fica difícil aprender coisas novas. Então, se o seu caso é somente tocar par se divertir e relaxar, não se preocupe com isso.

Vimos algumas dicas bem valiosas sobre tocar um instrumento de corda. Como pode-se notar, é possível investir em um instrumento e aprender a tocar a afinar sem arcar com mais custos. Cuide bem de seus braços e mãos e cuide também do seu instrumento, para que dure bastante. Curtiram nossas dicas? Tem alguma que queira dividir? Deixe nos comentários

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×