O que são tablaturas e como usá-las?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Musica-Mais-O-que-sao-tablaturas-e-como-usa-las

Ao entrar no mundo da música é natural que o músico iniciante se depare com termos desconhecidos para ele até então, mas que se tornarão quase uma segunda parte dele, devido a proximidade que irá ter com elas durante suas práticas musicais. Um dos termos mais usados, principalmente para quem irá tocar são as tablaturas. Se você não faz ideia do que seja e está começando agora a aprender a tocar seus primeiros instrumentos, vem conferir e descobrir o que são as tablaturas e como usá-las.

O que são tablaturas?

As tablaturas são uma espécie de “código universal” para quem toca instrumentos de corda, tais como violão, guitarra e baixo. É uma espécie de guia para que você saiba como tocar determinada música, com o posicionamento das cordas que serão tocadas. É bastante útil para os músicos iniciantes que ainda não tem domínio das técnicas necessárias para tocar estes instrumentos.

É o mesmo que partitura?

Na verdade não. A estrutura pode ser bem semelhante apenas por ser no formato de pautas. Mas, de forma geral, há muito mais diferenças do que semelhanças entre as tablaturas e a partituras. As partituras, por exemplo, indicam quais notas devem ser tocadas, o tempo de duração de cada uma, velocidade e ritmo, etc. Já as tablaturas indicam qual corda deve ser tocada e qual traste deve ser apertado. É uma forma bem mais didática de apresentar a música para os músicos iniciantes. Porém, se o estudante não conhecer a música que está tentando tocar, provavelmente irá encontrar dificuldades.

Como usar as tablaturas?

As tablaturas possuem um modo de leitura próprio que, caso você não esteja habituado, poderá ter sérias dificuldades de entender. Mas após entender, você verá que é bem simples. Basicamente o sistema é o seguinte: cada uma das linhas apresentadas representa uma corda do violão, sendo 6 linhas para violão e guitarra e 4 para baixo.

Os números que aparecem nas tablaturas estão relacionados com o traste que deve ser apertado quando a corda for ferida, sendo que 0 é a linha solta. Devem ser lidas as notas da esquerda para a direita. Se duas ou mais cordas tiverem que ser tocadas juntas, formando um acorde, elas aparecerão na mesma direção na vertical. As cordas que não estiverem marcadas na tablatura não devem ser tocadas.

Você também pode encontrar algumas letras associadas na tablatura, que estão relacionadas com algumas técnicas utilizadas na hora de tocar. Por exemplo:

  • h: hammer-on
  • p: pull-pff
  • b: fazer um bend para cima
  • r: soltar o bend
  • /: slide para cima
  • -: slide para baixo
  • ~ ou v: vibrato
  • t: tap
  • x: abafar a nota

Estas letras sempre virão entre os dois números relacionados com o traste que deve ser apertado.  Caso apareça algo que não foi explicado aqui em cima, se trata de técnicas mais sofisticadas que provavelmente são mais avançadas do que a sua capacidade atualmente como iniciante.

Então, você entendeu como funcionam as tablaturas? Que tal pegar uma e estudar para saber como funciona depois de ter lido nosso post? Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários que responderemos a você.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×