4 características que o microfone da sua banda precisa ter

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Musica-Mais-4-caracteristicas-que-o-microfone-da-sua-banda-precisa-ter

Todo mundo que sonha ter uma banda precisa ter em mente alguns pequenos detalhes que fazem toda a diferença. A pesquisa e aquisição de bons equipamentos de áudio é um deles. O microfone é um equipamento indispensável para qualquer banda e deve ser escolhido com bastante cuidado e atenção.

Para ajuda-lo nessa difícil tarefa, listamos algumas das principais características que um bom microfone deve ter. Acompanhe o nosso post e aprenda a escolher o microfone perfeito para os seus shows.

Durabilidade e resistência

O tipo mais comum de microfone é o dinâmico, um dos mais versáteis do mundo da música e também um dos mais resistentes à batidas, pancadas e quedas. Dependendo do tipo de utilização, vale a pena investir em um microfone mais durável e resistente como o dinâmico.

Por outro lado, os microfones condensadores são mais delicados, pois possuem uma membrana de diafragma mais fina, além de serem geralmente menores e mais leves. Seja qual for a finalidade do seu equipamento, a atenção à qualidade e durabilidade do produto é essencial para fazer uma compra consciente.

Impedância do microfone

A impedância de saída é uma característica muito importante de um microfone. Eles se dividem em microfones de baixa, média e alta impedância, e essa medida de resistência é feita em ohms.

Microfones de baixa impedância possuem entre 50 e 1.000 ohms e podem ser ligados a entradas de 150 ohms até cerca de 4.000 ohms, por exemplo. Para saber qual o tipo de microfone adequado, é importante saber a qual tipo de equipamento – e sua respectiva potência – ele será ligado.

Captação sonora

Justamente por possuirem uma membrana mais fina, os microfones condensadores conseguem respondem com mais facilidade a frequências tanto altas quanto baixas. Além disso, eles tem uma grande capacidade para captação de som ambiente, o que pode ser uma grande vantagem em comparação com o microfone dinâmico.

Os dinâmicos, por sua vez, captam o som de forma mais direta e tendem a captar os sons exteriores em menor intensidade, ou seja, com menos microfonia. Independentemente do tipo de microfone escolhido, é importante escolher um microfone que capte o som desejado de forma clara e sem ruídos indesejados.

Nível de pressão sonora

Outra característica importante é o nível máximo de pressão sonora suportada pelo microfone, ou seja, o quanto de distorção sonora o equipamento tolera. Se o objetivo é apenas a gravação de voz, um microfone que suporte até 120 decibéis é um bom equipamento. Já para outras finalidades, como microfones para percussão, bateria ou amplificadores de guitarra, um bom microfone deve ser capaz de aguentar até 135 decibéis ou até mais.

Não importa a finalidade da sua banda, um aspecto de extrema importância que deve ser levado em consideração na hora de comprar um equipamento é a sua qualidade. Muitas vezes somos tentados a comprar um produto de marca inferior em razão de um preço mais competitivo, no entanto, acabamos perdendo tempo e dinheiro em função de uma qualidade inferior.

Portanto, pequise os melhores equipamentos, peça a opinião de quem entende do assunto, e acompanhe os nossos posts para ficar por dentro de todos os assuntos relacionados ao mundo dos instrumentos musicais.

Você tem experiência com algum tipo de microfone? Tem alguma marca que tenha gostado e gostaria de recomendar? Compartilhe conosco nos comentários.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×