Vale a pena escolher microfone com fio? Qual o melhor?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Musica-Mais-Vale-a-pena-escolher-microfone-com-fio-Qual-o-melhor

Ao contrário do que ocorre com os instrumentos musicais, geralmente o microfone com fio não recebe a devida a atenção de músicos e produtores, seja no palco ou no estúdio. O problema é que, em função do variado número de marcas e modelos, um microfone que falha ao captar o som com precisão é capaz de arruinar toda uma gravação.

Neste post, você vai saber se vale mesmo a pena escolher um microfone com fio ao sem fio, além de obter dicas sobre as melhores opções disponíveis no mercado atual. Confira.

Afinal, microfone com fio vale a pena ou não?

Enquanto o microfone sem fio transforma o som em sinal elétrico, que será enviado para um transmissor e depois para uma base que irá torná-lo novamente um sinal elétrico. Em suma, para usar o microfone sem fio, músico tem que andar com o transmissor acoplado na sua roupa. Já o microfone com fio dispensa tantos intermediadores, pois precisa apenas ser conectado ao amplificador, o que dá um controle maior sobre o som, além de ser, em média, mais barato que o sem fio.

Por outro lado, caso o microfone venha a ser usado em um show, onde o vocalista usa e abusa da mobilidade em cima do palco, talvez não seja tão interessante optar pelo microfone sem fio, até para se evitar acidentes. como eventuais tropeções.

Qual microfone escolher?

Shure, Kadosh, Behringer, Vokal… Essas são apenas algumas das marcas de microfones com fio de qualidade existentes no mercado. Além de ficar de olho na originalidade do produto, é preciso saber identificar os tipos de microfone com fio: entre as opções, há o tradicional microfone de mão ou pedestal, usado por cantores e palestrantes, e o microfone de lapela, muito usado em matérias jornalísticas, uma vez que são bem mais discretos que os de mão e captam menos som ambiente, conforme veremos abaixo:  

Tipos de direcionalidade

A direcionalidade é um item que requer bastante atenção na hora de comprar um microfone com fio, pois faz toda a diferença no resultado final. Veja as especificações:

  • Direcionais: Microfones que captam o som originado de uma só direção (mais usados no jornalismo);  
  • Omnidirecionais: Microfones que captam os sons originados de todas as direções;
  • Bidirecionais: Microfones que captam sons em direções opostas;
  • Cardióides: Captam os sons que vêm a sua frente;
  • Hipercardióides: Captam com precisão os sons frontais, diferenciando-os dos sons que ocorrem atrás (exemplo: entrevista dentro de um show de rock).

Embora haja modelos bem baratos e que deixam a desejar, o que irá determinar o microfone com fio ideal para você é o seu objetivo. Se vai usar o dispositivo em gravações no estúdio, em locais abertos ou fechados, se precisará se locomover com ele, o número de pessoas para o qual irá se direcionar. Tudo faz diferença, portanto, em caso de dúvida, não hesite em consultar um profissional do ramo.

E então, já decidiu qual o microfone com fio irá comprar? Tem alguma dúvida ou sugestão sobre esse assunto?  Deixe seu comentário!  

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×