4 instrumentos de sopro de madeira e suas características

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Musica-Mais-4-instrumentos-de-sopro-de-madeira-e-suas-caracteristicas

Os instrumentos de sopro são aqueles que produzem som por meio da vibração do ar. Neles, é o tamanho do tubo que define a afinação. Existem diversas maneiras de classificar estes instrumentos, mas a mais conhecida é baseada na formação de uma orquestra: entre metais de madeiras. Os primeiros são aqueles cujo som é produzido pela vibração dos lábios sobre um bocal. Apesar do nome, existem instrumentos chamados metais que são feitos de outros tipos de materiais, como até mesmo de chifre de carneiro.

Madeira é a classificação dada aos instrumentos de sopro que possuem uma palheta flexível no bocal. Neste caso, elas são as responsáveis pela vibração do som que se transformará em música. O nome vem de fato dos instrumentos originalmente feitos em madeira, como flautas, clarineta, oboé e fagote. Com o passar dos anos, alguns deles passaram a ser feitos de metal e originaram outros instrumentos que, por isso, também são classificados como madeira. Conheça quatro instrumentos de sopro de madeira e suas características.

Flauta: o mais antigo dos instrumentos de sopro

A flauta é o instrumento de sopro mais antigo já encontrado, com uma descoberta datada de cerca de 43 mil anos atrás. É formada basicamente por um tubo com perfurações ao longo de seu comprimento. Basicamente a posição dos dedos fechando ou abrindo as aberturas definem a nota musical. As flautas mais conhecidas atualmente são as flautas transversais e as flautas doces, muito usadas para iniciação musical com crianças.

Oboé: o tom da orquestra

O Oboé é considerado um dos instrumentos de sopro mais difíceis de dominar a técnica. Isso porque ele exige um grande controle respiratório e grandes pressões de sopro, além de excelente controle labial das vibrações das palhetas. Na orquestra, o oboé é tocado a pedido do maestro para iniciar o tom de afinação de todos os outros instrumentos. É conhecido por suas notas agudas são penetrantes.

Clarinete: ainda feito de madeira

O Clarinete é similar ao Oboé. A diferença está na forma cilíndrica, no som aveludado e encorpado, na extensão maior de notas. Ele é um instrumento de apenas uma palheta e formato cilíndrico. Seu timbre é largamente diversificado, tornando-o um instrumento de sopro com grande capacidade de expressão. No Brasil é comum encontrar o som do clarinete em choros, sambas, serestas e MPB.

Saxofone: da família de madeira, mas feito de metal

O Saxofone, ao contrário da maioria dos instrumentos de sopro que evoluíram ao longo dos anos, foi inventado pelo belga Antoine Joseph Sax, em 1841. São instrumentos transpositores, ou seja, a nota que ouvimos não é a mesma que está escrita na partitura. Para evitar confusão, geralmente o tom da música é anotado no início da partitura.

Os instrumentos de sopro, metais ou madeira, pedem que o musicista tenha controle sobre a sua postura e fluxo de ar que sai dos pulmões. Aprender estes instrumentos requer determinação, mas é possível fazê-lo por meio de métodos. Agora que você conheceu alguns instrumentos classificados como madeira, procure escutar o som de cada um deles, saber diferenciá-los. Mesmo que você não aprenda a tocar um deles, conhecer seu som tornará seu ouvido musical ainda mais apurado.

Você conhecia esta classificação dos instrumentos de uma orquestra? Conta pra gente nos comentários!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×