4 instrumentos de sopro de metal e suas características

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Musica-Mais-4-instrumentos-de-sopro-de-metal-e-suas-caracteristicas

Se as primeiras músicas da história foram compostas apenas com canto, podemos dizer que aquelas produzidas com instrumentos de sopro talvez tenham sido as da segunda ou terceira leva. No entanto, da época em que tudo isso começou até surgirem os primeiros instrumentos de sopro de metal levou alguns milhares de anos.

Mas a espera compensou, afinal, como seria viver em um mundo sem os metais da trompa, tuba ou saxofone? Provavelmente bastante sem graça.

E já que o assunto por aqui vai girar em torno desses instrumentos, nada melhor do que conhecer alguns deles e descobrir um pouco mais a respeito de sua história e características. Quer conferir também? Então vamos lá!

Trompa: um dos instrumentos de sopro de metal mais clássicos

Antes que existissem os instrumentos de sopro de metal, a trompa já existia e era tocada por aí… mas com outro formato. E nem é dificil saber qual era ele, afinal, se aqui chamamos isso de trompa, lá fora o nome do instrumento é french horn, ou chifre francês, o que dá uma boa pista de onde veio a ideia de começar a produzi-lo.  

Isso mesmo que você imagina. Inspirada no som produzido através do sopro de chifres – bastante comum no século XV -, a trompa hoje é o instrumento mais rico em harmônicos e que também não pode faltar nas grandes orquestras do mundo à fora.

Grandes nomes da Trompa

Como todo instrumento, a trompa é recheada de bons nomes que sabem tirar o melhor som de dentro daqueles tubos de aço. E um dos mais famoso é o do músico Stefan Dohr.

Trombone: trompetes grandes

Bom, chegou a nossa hora de botar a boca no trombone e falar desses instrumentos de sopro de metal que, na verdade, são uma espécie de trompete grande – aliás, esse é signifcado do seu nome em italiano – que conta com uma espécie de vara que ajuda o sopro do músico a passar por 7 posições que criam os semitons das músicas.

Grandes nomes do trombone

Como acontece com vários instrumentos de sopro, os jazzistas costumam ser aqueles músicos à tirar o melhor som desses aparelhos. E aqui podemos citar JJ Johnson como um dos melhores exemplos disso.

Saxofone: utilizado por grandes nomes da música

Lady Gaga, Bruce Springsteen e, claro, George Michael, o que não falta no universo pop são artistas que já compuseram canções com solos de saxofone, um instrumento – feito com latão na maioria dos casos – que é tão desejado e diferente, que até mesmo figura na lista de transpositores, ou seja, de instrumentos onde a nota escrita não cria o mesmo som que a nota que ouvimos.

Grandes nomes do saxofone

Não tem jeito de falar de saxofone sem falar de John Coltrane, um dos mestres do instrumento.

Tuba: muito utilizado em orquestras

Com três tamanhos diferentes (tenor, baixo e contrabaixo), a tuba é um dos instrumentos de sopro de metal que foi mais incorporado em orquestras desde o seu surgimento. E não é por menos: por causa do seu tom, a tuba produz o efeito de baixo dentro das composições clássicas, sendo indispensável também nas bandas militares.

Grandes nomes da tuba

Dentre os grandes nomes, podemos destacar o da americana Carol Jantsch, música fichada da Orquestra Filarmônica da Filadélfia.

Como você pode ver por aqui, o que não falta são instrumentos de sopro de metal que podem ser utilizados tanto em músicas clássicas quanto em faixas de jazz e até covers de canções pop. Por isso, se estiver procurando aprender a tocar algum novo instrumento, porque não escolher um desses aqui da lista?

Gostou do nosso post? Então diga aí  o que achou em nossa caixa de comentários.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×