Conheça os diferentes tipos de microfone e sua utilidade

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Musica-Mais-Conheca-os-diferentes-tipos-de-microfone-e-sua-utilidade

Fácil arriscar que a maioria das pessoas já ouviu falar em microfone, não é verdade?  Entretanto será que sabem os tipos que existem e suas características?

De início, é preciso saber do que se trata um microfone. Este equipamento capta nossas vozes e sons diversos, transformando-os em pulsos elétricos. Após essa transformação, os sons são convertidos em caixas de som, no caso de shows, podem ser gravados, enfim, depende da finalidade. Entretanto é a forma de captar esses sons que divide os microfones em dois principais grupos: o microfone Condensador e o microfone Dinâmico.

Para desvendar de uma vez por todas, as dúvidas acerca do tema, vamos esclarecer quais as diferenças entre esses tipos de microfones.

Microfones Condensadores

Os microfones condensadores são capazes de captar mais detalhadamente os sons e nuances de vozes e instrumentos. Tendo isso em vista são mais utilizados em estúdios, seja para gravações ou até mesmo em programas ao vivo. Cabe ressaltar que esses tipo de microfone necessitam de constante monitoramento, principalmente no caso de um programa ao vivo. Esse monitoramento é feito através de fones de ouvido.

A necessidade de se monitorar sempre vem da sua extrema sensibilidade, que facilita o surgimento de microfonias, altamente indesejáveis, não é? Os microfones condensadores, ainda precisam de um tipo de corrente elétrica especial, a Phantom Power, a qual alimenta o microfone e possibilita seu perfeito funcionamento.

Microfones Dinâmicos

Os microfones dinâmicos foram projetados e construídos para aguentar grandes pressões sonoras. Munidos de cápsula e diafragma especiais, esses microfones são largamente usados em grandes eventos, principalmente os abertos, como shows, palestras e afins. Entre seus usos com instrumentos, podemos citar baterias, guitarras e até mesmo os vocais. Essa flexibilidade se deve também ao fato da capacidade desse tipo de microfone de reduzir a captação dos ruídos externos, sejam de outros instrumentos ou até mesmo de manuseio indevido, mesmo que no mesmo ambiente.

Dificilmente, ao usar esses tipos de microfones, ocorre microfonia. Saindo dos tipos que são diferenciados por captação, é importante falarmos também dos seguintes tipos de microfone:

Microfones com fio: tipos de microfones independentes

Microfones com fio são mais independentes, não dependem de bateria. Por outro lado, podem ser problemáticos, pois os fios podem ficar embolados. Sendo assim, por vezes, para melhor organização, deverão ser tomadas algumas medidas para estruturar o local, evitando acidentes. Ideal para grandes eventos em palcos e que sejam duradouros.

Microfones sem fio

Já os microfones sem fio facilitam bastante caso haja intenção de usá-los por curtos períodos de tempo. Não há a bagunça de fios nem a necessidade de modificar a infraestrutura de um local específico. Esses tipos de microfones também dão mais liberdade de locomoção ao usuário, facilitando para que este possa se movimentar.

E então, restou alguma dúvida acerca da diferenciação dos tipos de microfones? Tem alguma opinião? Divida com a gente nos comentários e responderemos a você!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×