Como tocar guitarra: 6 passos que todo guitarrista iniciante precisa aprender

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Tornar-se um grande guitarrista é o sonho da maioria dos iniciantes no instrumento. O que determina se você vai chegar lá é o quanto você se empenha em conhecer o instrumento. Isso significa praticar até que a guitarra se torne uma extensão do seu corpo. É por meio dela que as pessoas poderão ouvir o que você quer dizer. Por isso, sua relação deve ser íntima.

Muitos guitarristas começam a tocar violão primeiro e só mais tarde migram para a guitarra. Independente da sua experiência prévia, a iniciação na guitarra segue os mesmos princípios do violão e não devem ser negligenciados. Isto feito e com seus equipamentos em mãos, é hora saber como tocar guitarra. Conheça seis passos que todo guitarrista iniciante precisa aprender.

Comece agora

Sem enrolações ou desculpas: comece a tocar agora. Os grandes guitarristas da história já relataram suas experiências e todos eles concordam num ponto: a guitarra é a sua prioridade. Mesmo que você não tenha seu equipamento dos sonhos ou por apenas meia hora por dia, você tem que começar agora.

Pratique exaustivamente para aprender como tocar guitarra

Vamos encarar a verdade, as chances de você ser um gênio da guitarra logo de primeira é muito pequena. Você vai errar muitas vezes e as pontas dos dedos vão doer. Não desanime, é o aprendizado acontecendo. Quanto mais você conseguir fazer, maiores serão os próximos desafios. Por isso, pratique bastante e você verá que em pouco tempo já colecionará uma bela playlist.

Conheça outros músicos

Crie relações com outros músicos iniciantes e mais experientes. Conversar sobre música é uma ótima forma de desenvolver um maior conhecimento sobre o assunto e aprender como tocar guitarra. Troquem experiências, dicas e toquem juntos. Você aprenderá muito tocando com outros músicos mais experientes. Procure grupos online, vá a show e se apresente.

Toque com precisão

Desenvolver a memória muscular é um dos principais objetivos da prática constante. Isso significa ensaiar até que o seu cérebro consiga reproduzir o movimento sem que você tenha que tomar consciência disso.

Isto é maravilhoso quando a música está bem memorizada, mas um desastre quando erros se tornam muito frequentes. Então seja preciso e persista na correção até que a música saia perfeitamente.

Aprenda sobre música clássica

Aprender como tocar guitarra não é apenas tocar guitarra. Acredite: apesar de parecerem estilos muito diferentes, os grandes gênios da guitarra eram exímios estudiosos de música clássica. O guitarrista sueco Yngwie Malmsteen recebeu forte influência do violinista Nicollò Paganini. Mais tarde, o resultado disso foi uma fluência técnica que rendeu a ele o título de melhor guitarrista do metal neoclássico.

Conheça os acordes

Os acordes são a sua principal fonte para encontrar músicas e exercícios. Conheça o som de cada um deles e saiba ler os diagramas. Depois pratique os dedos e os ouvidos. Tente o máximo e inversões e transições que puder. Saber a teoria dos acordes abre uma nova possibilidade ao escutar as notas. Conhecer jazz, por exemplo, pode deixar seu solo de guitarra muito mais interessante.

Aprendendo como tocar guitarra você poderá se expressar de forma precisa e, até mesmo, emocionar a sua plateia. À medida em que seus ensaios forem evoluindo você será capaz de identificar as mensagens e sentimentos de cada melodia. Deixe-se levar e toque com emoção, essa é toda a graça de saber tocar guitarra.

Quais são os seus truques para aprender como tocar guitarra? Conte pra gente!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×