4 coisas que não podem faltar no áudio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Musica Mais 4 coisas que nao podem faltar no audio

1. Qualidade do áudio

A qualidade do áudio está relacionada com dois fatores: com as pessoas envolvidas, como músicos, narradores, apresentadores, etc.; e com o equipamento usado, como microfones e instrumentos musicais. Esses dois elementos, em conjunto, quando combinados, ajudam a garantir a qualidade do seu áudio.

Por exemplo, no caso de um show, músicas bem elaboradas e o uso de instrumentos musicais de boa qualidade auxiliam em uma sonoridade gostosa, de forma que as edições posteriores poderão ser quase mínimas ou descartadas, facilitando seu trabalho.

2. Equalização

Durante a execução do som, para gravá-lo ou transmiti-lo para uma plateia, você pode precisar fazer determinadas correções, para aumentar ou diminuir determinadas frequências, ajustando os graves, agudos, médios e balanços.

A ideia da equalização do áudio é dar equilíbrio ao áudio quando ocorre algum desequilíbrio durante a execução. Isto pode ser resolvido previamente com a posição correta dos microfones, mas em alguns casos não é possível evitar o problema de desequilíbrio entre as frequências. A equalização pode ser feita em mesas de som por profissionais de qualidade.

3. Remoção de ruídos

Principalmente para quem não estiver em um estúdio, como, por exemplo, gravações ao vivo, é importante que seu áudio passe por uma redução de ruídos. Isto pode ser atenuado durante a gravação, com a junção de mesa de som e um fone com isolamento acústico, para que você possa ouvir e atenuar os ruídos com a mesa, enquanto ele está sendo gravado em tempo real.

Se, ainda assim, sobrar alguma coisa, é possível consertar na pós-produção, mas o ideal é que você reduza o máximo possível os ruídos durante a gravação, para que consiga o som mais limpo possível no final. Lembre-se que, se você não se atentar a isto, o trabalho de edição posteriormente pode não conseguir tirar os ruídos mais preocupantes e comprometer a qualidade do áudio final.

4. Bons gravadores

Seja em um evento ao vivo em espaço aberto ou em espaços fechados, ou em um estúdio, é essencial que você tenha um bom gravador a sua disposição. Você pode ter organizado toda a acústica do local, ter os melhores equipamentos a sua disposição, ter uma boa mesa de som profissional para fazer a equalização do som e redução de ruídos, mas sem um bom gravador, seu trabalho poderá ir por água abaixo. É essencial que você escolha um profissional, de boa qualidade, para evitar distorções e problemas com seu áudio.

Estes são alguns dos elementos essenciais para um áudio de boa qualidade. Com bons equipamentos você consegue assegurar um ótimo trabalho, conquistando seu nome no mercado. Ficou alguma dúvida sobre os elementos que não podem faltar no seu áudio? Conte para nós nos comentários e responderemos a você.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×