4 características dos melhores violoncelos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Musica-Mais-4-caracteristicas-dos-melhores-violoncelos

O violoncelo é um dos instrumentos de corda com os sons mais belos que existem. Apesar de ser um instrumento delicado e complexo para aprender a tocar, com dedicação, paciência e tempo, a prática traz um retorno inestimável. Se você está cogitando aprender a tocar este instrumento, então é bom saber quais são as quatro principais características dos melhores violoncelos. Confira:

1. Qualidade da madeira

Um dos fatores que influencia diretamente na qualidade do violoncelo é a madeira. Os melhores violoncelos são feitos com madeiras de melhor qualidade, mais resistentes e que levam a uma melhor acústica. Este talvez seja um dos elementos mais importantes de serem vistos na hora de escolher o seu.

Se você vai começar a estudar e está buscando por um violoncelo mais em conta, busque aquele com o melhor custo x benefício neste quesito. O importante é que você nunca opte por madeiras ruins ou de péssima qualidade. Isto porque além de prejudicar a vida útil do instrumento, corre o risco do som ser distorcido ou a madeira “empenar” com o tempo, estragando o violoncelo mais rapidamente.

2. Qualidade tonal

Apesar de estar ligada com o quesito anterior, os melhores violoncelos possuem uma boa qualidade tonal, que não esta relacionada somente com a qualidade da madeira, apesar dela influenciar boa parte da qualidade tonal. A qualidade das cordas, a arquitetura do instrumento, entre outros aspectos em conjunto influenciam diretamente na qualidade do som. Mesmo que você esteja apenas aprendendo no momento, é importante que tenha um cello com boa qualidade tonal, para que possa aprender a reconhecer bem os sons emitidos por um bom instrumento.

3. Um bom arco

Apesar de alguns deles não serem vendidos com arco, os melhores violoncelos possuem bons arcos, que permitam um uso confortável dele. Os arcos de madeira são considerados os melhores, deixando os de fibra de vidro para trás. Os mais recomendados são os que possuem melhor conforto em seu manuseio e mais balanceado. Caso você esteja optando por um uso mais profissional do instrumento, vale a pena até mesmo ter dois arcos consigo.

4. Os melhores violoncelos são artesanais

Há, essencialmente, dois tipos de violoncelo: o artesanal, feito por um luthier (também chamados “de autor”) ou os industriais, normalmente fabricados na China e sendo bem úteis para os estudantes. Lembram-se que falamos ali em cima sobre as características que os melhores violoncelos possuem que lhe dão qualidade tonal? Então, os artesanais são elaborados respeitando todos os quesitos que lhe dão qualidade sonora. Isso não quer dizer que os chineses sejam ruins. Eles apenas acabam ficando defasados para quem quer um som de qualidade, seja num nível profissional, seja devido já a experiência com o violoncelo.

Normalmente esses últimos não vêm ajustados, de forma que após a sua compra, é importante dar uma conferida e procurar um luthier, caso seja necessário.

Estas são as principais características que os melhores violoncelos possuem. Analise-as e compre o seu de acordo com elas. Lembre-se que o investimento em um instrumento de qualidade é alto e é bom que seja feito da forma correta. Ficou alguma dúvida sobre este tema? Deixe nos comentários.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×