Aprenda a tocar violão em 5 passos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

O violão é um dos instrumentos mais populares e democráticos do mundo. Existem registros de instrumentos parecidos com o violão atual datadas de 2 mil anos antes de Cristo. Ele muitas vezes é a porta de entrada para o mundo da música, por ser um instrumento relativamente fácil de aprender sozinho. Em poucos dias de treino é possível começar a tocar sua música preferida. É apaixonado com esse instrumento, mas não sabe manuseá-lo? Aprenda a tocar violão em cinco passos!

Conheça seu violão

Antes de mais nada é importante conhecer os nomes das partes do violão. As tarraxas são as peças que apertam ou afrouxam as cordas com o objetivo de mudar o tom de cada uma delas. Elas afinam o violão. O braço é a parte longa do violão, onde estão localizadas as casas e as trastes. O corpo é onde se encontra a abertura do violão, importantíssima para projetar o som. É ele que balanceia os graves e os agudos do instrumento.

Posicione-o corretamente

Quando sentado, o corpo do violão deve estar apoiado em uma das pernas. Um braço será apoiado na dobra maior do corpo do violão, enquanto o outro braço passará por baixo do braço do violão de forma a posicionar as mãos corretamente. Atenção: com o passar do tempo, você encontrará a posição adequada para tocar violão. Enquanto isso, é importante estar atento para que ele fique reto e não deitado sobre as pernas.

Notas x Acordes

Antes de começar a tocar violão, é importante saber a diferença entre notas e acordes musicais. As notas são dó, ré, mi, fá, sol, la, si. Cada corda do violão corresponde a uma nota musical. Quando várias notas são tocadas em conjunto, temos um acorde. Ou seja, um acorde é um conjunto de várias notas musicais tocadas simultaneamente. Os acordes são classificados em letras (A, B, C, D etc). Aprendendo o que cada uma dessas representa, será possível aprender qualquer música cifrada disponível na internet.

Acostume os dedos para tocar violão

No início do aprendizado para tocar violão é muito comum machucar as pontas dos dedos durante a prática. Isso acontece porque os dedos ainda não estão acostumados com as cordas do violão. Com o tempo, a pele se acostuma e a prática fica menos dolorida. Pode demorar algumas semanas, mas o segredo é manter a força de vontade e continuar praticando.  

Leia cifras

Todos os acordes podem ser representados em diagramas comumente conhecidos como cifras. Neles é possível entender quais os movimentos deverão ser executados para tocar determinada música. Numa cifra, as cordas são representadas pelas linhas verticais e as casas pelas linhas horizontais. As bolinhas são os lugares onde os dedos deverão estar posicionados. Elas estarão numeradas para indicar qual dedo será posicionado em cada corda.

Aprender a tocar um instrumento é uma questão de persistência. No começo os movimentos não serão fluidos, os dedos doerão e o ritmo pode não ser tão intuitivo. Entretanto, com poucos dias de treino já é possível tocar uma música para seus amigos. Procure estudar os músicos que te inspiram, comece por melodias que te agradem. O estudo deve ser prazeroso. Na dúvida, lembre-se que até o Jimi Hendrix já foi aprendiz!

Por qual música você gostaria de começar a aprender a tocar violão? Conta pra gente nos comentários.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×