Quais acessórios de áudio usar em uma banda?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Musica-Mais-Quais-acessorios-de-audio-usar-em-uma-banda

Todo músico já montou ou tentou montar uma banda. Encontrar os músicos certos, com o estilo musical parecido e que tenham um bom entrosamento durante as músicas é a parte mais difícil. Chegou a hora de ensaiar e decidir a parte prática. E quais acessórios de áudio usar em uma banda?

Antes de mais nada é preciso definir os objetivos e necessidades da banda. O tamanho do local de ensaio e locais de shows é fundamental para definir a potência ideal do seu equipamento. Da mesma forma, se vocês planejam gravar suas músicas, este é o momento de avaliar suas possibilidades. Com todos os cenários em mãos, a banda poderá decidir quais os acessórios de áudio são os mais indicados para ela.

Instrumentos e amplificadores: não se toca música sem eles

Cada membro da banda deverá ter seu instrumento e amplificador, quando necessário. Desta forma vocal, guitarra, baixo, violão e teclado tem seus amplificadores próprios. Enquanto a bateria é suficiente para os ensaios de garagem e show em locais pequenos. Com o tempo e a experiência, a banda aprenderá a configurar seus equipamentos de forma que o som fique mais harmonioso em conjunto.

Mesa de som: um dos acessórios de áudio indispensáveis para uma banda

Você vai precisar de uma mesa de som para shows. Muitas casas oferecem equipamento completo de som. Desta forma os músicos só precisam levar seus instrumentos e plugá-los na mesa. Este é um ótimo negócio, mas se você quiser ter mais controle sobre o som da sua banda, o ideal é que você leve sua própria mesa de som. Assim a transmissão acontecerá em uma saída para o sistema da casa. O tamanho e configurações da sua mesa vão depender das necessidades da banda.

Muitos cabos: ligue tudo com os cabos

A banda é responsável por levar os cabos que conectarão os instrumentos aos amplificadores e mesa de som. Certifique-se que você tem a extensão de cabos correta para o local da apresentação. Os músicos devem conseguir se movimentar livremente. Pelo mesmo motivo, leve fitas adesivas para fixar os cabos no chão em locais de circulação. Detalhes como estes garantem uma apresentação sem preocupações desnecessárias como tropeços e cabos curtos demais.

Simulador de amplificador: acessório para grandes shows

O simulador de amplificador será usado para conectar os instrumentos em linha. Isto será necessário em grandes shows, quando uma mesa de som controlará a entrada e saída do som corretamente. Nestes casos, os amplificadores individuais são substituídos pelos simuladores e o som será emitido por amplificadores mais potentes a partir da mesa de som.

Software de masterização: grave a música com qualidade

Se a sua intenção é gravar suas músicas, invista em um software de masterização que faça jus ao seu som. Uma música bem trabalhada pode fazer a diferença e chamar atenção para o que realmente importa: o seu som. Atualmente existem diversos softwares de qualidade e fácil aprendizado. Teste alguns e veja qual melhor se adapta às suas preferências.

Os acessórios de áudio da sua banda dependem diretamente das suas necessidades. Isso quer dizer que a escolha destes componentes deverá levar em consideração os estilos e intervenções que o som terá. Assim como o tamanho da casa de show e seu equipamento nativo. Reúna-se com os outros músicos e defina suas prioridades. Usar os acessórios corretos faz toda a diferença na qualidade do show.

Você já tem todos os acessórios de áudio necessários? Comente se você tem alguma dica.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×