6 coisas essenciais para todo guitarrista

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Tocar guitarra envolve estudar bastante, gastar as pontas dos dedos ensaiando e, claro, munir-se de referências ouvindo muita música. Além disso, é importante conhecer profundamente o equipamento a fim de explorar todas as suas possibilidades. Um bom equipamento pode atender às suas necessidades e ajudar a encontrar o seu timbre de forma mais fácil e intuitiva. Conheça as seis coisas essenciais para todo guitarrista!

Amplificador

O amplificador é o aparelho que reproduz em alto som o que for tocado na guitarra. Ele deve ser específico para este instrumento. Sem ele, o guitarrista só conseguirá ouvir seu som utilizando fones de ouvido. É possível comprar amplificadores portáteis e a preços acessíveis. Eles podem ter transístores ou válvulas, sendo o último com maior qualidade, com um som mais limpo. Apesar disso, atualmente são mais comuns os primeiros, visto que são mais leves e têm baixos custos de manutenção.

Cabo P10 – P10

O cabo P10-P10 é o que conecta a guitarra ao amplificador e aos pedais. O ideal é que ele seja longo para não limitar os movimentos do músico. Afinal de contas, além de tocar, o importante é se divertir. Os cabos devem ser armazenados com cuidado para não danificar os fios encapados e prejudicar a qualidade do som.

Pedais de efeito

É possível tocar guitarra sem pedais de efeito, entretanto, as possibilidades sonoras serão drasticamente reduzidas. Um bom ponto de partida para escolher os pedais é entender quais são os timbres dos guitarrista que te influenciam. Eles possibilitam a mudança de timbre durante a música, além de criar distorções que conferem efeitos diferenciados ao som.

Correia

A correia apoia a guitarra nos ombros, aliviando os braços para apenas tocarem o instrumento, sem que você tenha que se preocupar em sustentar o peso da guitarra. Existe uma variedade grande de correias, de básicas a arrojadas, simples ou acolchoadas. O importante é que você se sinta confortável ao tocar.

Case

O case irá proteger seu equipamento durante os momentos em que eles não estiverem sendo usados. Ele oferece proteção contra umidade e poeira, que podem danificar e diminuir a vida útil da sua guitarra. Além disso, previne danos causados por impactos durante o transporte do seu equipamento.

Palhetas

As palhetas têm várias espessuras que determinam a rigidez. Quanto mais rígidas as palhetas, mais fácil será de tocar cordas separadamente, ou seja, maior será a precisão do movimento para acertar cordas individualmente. Com o tempo de prática, o guitarrista desenvolve suas preferências em relação a esse acessório. Para os iniciantes, é importante testar variados modelos até que ele se adapte àquele que melhor se encaixa no seu estilo.

Tornar-se um guitarrista pode ser um sonho de vida ou um hobby. Independentemente da situação é preciso se cercar de influências, além de ter bastante disciplina nos ensaios. O equipamento usado deve ser escolhido de forma a facilitar o desenvolvimento da habilidade musical. Tocar guitarra deve, acima de tudo, ser prazeroso e esses acessórios são fundamentais para um maior conforto e desenvolvimento de uma identidade artística própria.

Já usou algum dos equipamentos mostrados acima? Conte para a gente nos comentários.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×