5 instrumentos para montar uma banda de rock

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Ter a sua própria banda de rock é o sonho de muitas pessoas que são fãs deste estilo musical. E este sonho não é tão distante da realidade. Com a Internet e a popularização de ferramentas de streaming e divulgação de informações, é possível você conquistar sucesso com os ensaios da sua banda na garagem. Quer montar uma banda de rock? Veja então cinco instrumentos que não podem faltar no seu grupo:

Guitarra: instrumento essencial para montar uma banda de rock

A guitarra é o xodó de 90% dos apaixonados por rock. Um riff bem feito, um solo inesquecível sempre ficam guardados na memória dos fãs. Por isto ela não pode faltar ao montar uma banda de rock. A guitarra é um instrumento de cordas, especificamente de seis cordas tensionadas. Ela pode ser acústica ou elétrica. Caso seja este seu instrumento preferido, você pode potencializar seus treinos de aprendizado com pedais, pedaleiras e amplificadores.

As melhores marcas que são referência mundial em guitarra são as lendárias Fender, Gibson e Jackson. No Brasil a Tagima e a N.Zaganin são excelentes referências. Para iniciantes ou para quem ainda não pode arcar com o valor das mais famosas, outras marcas podem ser bem atraentes e de boa qualidade também, não atrapalhando em nada seu treino para se tornar um grande guitarrista.

Contrabaixo: outra peça essencial do rock

Apesar de muita gente não saber disso, o contrabaixo é imprescindível para montar uma banda de rock. Isto porque é este instrumento que traz a fundamentação rítmica (o pulso constante da música) e a fundação harmônica (a harmonia dos instrumentos, dada pelo bass note). Por isto, se você quer que sua banda seja bem sucedida, ou seja um bom baixista ou encontre alguém dedicado e apaixonado por este instrumento. Os melhores são os da Fender e Ibanez, mas você pode optar também por modelos voltados para iniciantes (como os modelos da Tagima e Memphis).

Bateria: define ritmo e harmonia

A bateria é também responsável pelo ritmo e harmonia da música. Além disso, um bom solo de bateria também conquista a atenção dos fãs. O baterista deve sempre estar atento, pois um descuido pode desandar a música toda. Como o rock é um ritmo mais cheio de energia, a bateria também é essencial para, com o toque dos pratos e tons, dar um ar mais pesado e energizante a música. Há duas opções de bateria: a acústica (clássica, a que vemos na maioria das bandas de rock) e a eletrônica.

Violão: pode substituir a guitarra em alguns momentos

Para quem tem pretensão de fazer sons mais acústicos ou mais suaves de vez em quando ao montar uma banda de rock, ter um violão é indispensável. Análoga à guitarra, ela é responsável por melodias mais delicadas. Deixem sempre um violão reserva, afinal nunca se sabe quando terá uma composição que exigirá um toque deste instrumento. Lembre-se que todas as grandes bandas de rock utilizam este instrumento em algumas das suas músicas mais conhecidas.

Teclado

E quem disse que banda de rock não pode ter tecladista? Bandas como Jethro Thull, Pink Floyd, The Who, Deep Purple, The Doors, Linkin Park, Dream Theater, entre várias outras. O teclado pode ser um ótimo incremento para a sonoridade da sua banda. Por isso, que tal colocar um músico tecladista na sua banda também?

Então, qual desses instrumentos é o seu preferido? Conte para nós nos comentários. E continue acompanhando nosso blog para se informar sobre o universo da música e dos instrumentos musicais.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×