5 acessórios de áudio que não podem faltar no seu estúdio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Se você tem um estúdio de música – seja profissional ou até mesmo na garagem de casa – sabe que existem alguns acessórios que são indispensáveis no processo de composição, produção e mixagem musical.

Quando falamos em estúdios, muita gente tem em mente componentes básicos como os instrumentos musicais, mesa de mixagem e auto falantes, mas há pequenos detalhes que devem ser levados em conta na hora de montar um espaço para gravação e produção musical.

Acompanhe nosso post e conheça estes acessórios de áudio que não podem faltar no seu estúdio de gravação.

Computadores

Os computadores não são exatamente acessórios de áudio, pois hoje em dia praticamente todos os estúdios contam com um computador para rodar os softwares necessários para gravações, produção e mixagem de som. No entanto, é importante saber qual tipo de computador você deve ter em seu estúdio.

Alguns programas requerem processadores mais ágeis e com melhor potência – o que vai de acordo com a finalidade das gravações, se profissionais ou amadoras, se mais simples ou complexas. Um computador com processador Intel Core i3 com 4GB de RAM é suficiente para gravações caseiras, por exemplo. Já gravações mais elaboradas, com gravações de múltiplas faixas de áudio, um computador com processador Intel Core i7 (ou similar) e com 8GB ou mais de memória RAM dá conta do serviço com tranquilidade.

Microfones

Um estúdio não estaria completo sem os microfones. Responsáveis pela captação dos mais diferentes sons, os microfones – que podem ser dinâmicos ou condensadores – têm um papel importante no processo de gravação e, por esse motivo, a qualidade do produto é essencial.

É recomendável ter um microfone dinâmico – para captar sons mais diretos e sem reverberações – e um microfone condensador – que capta sons ambientes e suas amplificações – para que seja possível gravar sons de diversas formas e transformar a experiência sonora em algo mais prazeroso e complexo. O importante é experimentar gravar diferentes sons com diferentes microfones, e utilizar os efeitos obtidos a seu favor.

Fones de ouvido

Um bom par de fones de ouvido é um dos acessórios de áudio indispensáveis a qualquer estúdio de som. A escolha desse acessório deve levar em conta a fidelidade na reprodução do áudio, optando por um modelo que resulte em sons claros e sem ruídos.

Existem diversas marcas e modelos de fones de ouvidos no mercado, que buscam suprir as diferentes necessidades dos músicos e produtores de áudio, e muitos deles possuem um ótimo custo benefício, como os fones da Yamaha e da AKG.

Interfaces de Gravação

Nenhum estúdio está completo sem que haja uma boa interface de gravação. O objetivo principal desse acessório é substituir a placa de som comum e fazer com que a gravação do áudio seja feita em uma qualidade muito superior.

Isso porque a interface de gravação tem qualidade e velocidade de som diferentes da placa comum, o que resulta em uma gravação sem ruídos, chiados ou atrasos, como ocorre em gravaçõe feitas apenas com a placa onboard.

Pedestais e suportes

Você já tem toda a sua estrutura montada e está pronto para colocar o estúdio em funcionamento? Pois saiba que os pedestais e suportes para instrumentos, microfones, mesa de som e até organizadores de cabos são acessórios muito importantes para evitar que o estúdio fique desorganizado.

Além disso, estes acessórios de áudio garantem que os instrumentos estarão seguros em seus lugares, evitando que sejam danificados em razão de algum tombo ou armazenagem em local inadequado. Uma boa organização do estúdio também faz a diferença!

Tem alguns acessórios de áudio que você considera indispensável em seu estúdio? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×