4 motivos para você aprender a tocar bateria

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Você já ouviu aquela frase de Confúcio que diz “A música produz um tipo de prazer que a natureza humana não pode prescindir”? Isso é muita verdade! Você conhece alguém que não goste de ouvir música? Mesmo com estilos diferentes para cada um, sempre tem aquele som que cai bem em diversos momentos. A paixão pelos sons, para alguns, é tão grande que a vontade de aprender um instrumento vem à tona.

Aqui, você terá quatro motivos para aprender a tocar bateria e, quem sabe, investir em uma carreira de sucesso. Confira.

Você pode ser aquele músico tímido sem problemas

Facilmente você encontrará um baterista tímido. Geralmente esses músicos se beneficiam pela posição do palco e também por tocarem um instrumento mais inibido, mesmo que se destaque em alguns ritmos. Ao tocar bateria, por ficar sempre atrás das barricadas dos tambores, você não precisa vencer a timidez para subir em um palco, dá para fazer seu show tranquilamente e sem sofrer com a hostilidade de alguns públicos. É diferente de um cantor, por exemplo, que é o foco da banda na grande maioria das vezes.

Potencial mais voraz e com autonomia no som

De certa forma, o baterista é aquele músico mais voraz, mais “agressivo” e que toca com uma autonomia completamente diferenciada do resto da banda. Esse profissional está ali no palco para deixar sua identidade na melodia e, quanto mais agressividade em potencial, mais sucesso ele tem na profissão.

Se você tem esse perfil e não descobriu ainda como gastar essa energia, é um ótimo motivo para aprender a tocar bateria.

Aprender a tocar bateria é uma espécie de esporte alternativo

O esforço físico que um baterista precisa para tocar por algumas horas de show é o mesmo esforço ou, em alguns casos, maior do que uma hora de exercício na academia. É preciso também agilidade, um bom reflexo e coordenação motora para conseguir dar conta dos pratos e tambores ao mesmo tempo.

Por outro lado, quem não pratica exercício algum e quer começar a tocar bateria, já pode também pensar em sair da ociosidade total, porque o instrumento pede de fato força e velocidade. Tocar bateria tem a mesma potência para os braços que uma aula de boxe.

Bateria é um ótimo instrumento para músicos que querem fugir de partituras

A maioria dos bateristas conseguem fugir da leitura normal de partituras, coordenação fina, aprender teoria musical, etc. É diferente, por exemplo, de um pianista que precisa conhecer exatamente todas as notas e som combinados de suas teclas. O baterista faz a mistura, o som e acaba ganhando mais autonomia em sua prática, como já citamos mais acima. É um instrumento perfeito para quem não gosta, digamos, de seguir muitas regras.

Vale lembrar que esse último ponto é muito importante. Não é porque tem a leveza e a falta de obrigatoriedade constante de leitura que você vai deixar de estudar e conhecer o instrumento. Qualquer som é preciso conhecer notas e o básico, portanto, a autonomia vem depois do estudo e domínio da sua bateria.

E então, o que está esperando para começar hoje a tocar bateria? Sabe de mais motivos? Tem uma história inspiradora com o instrumento? Compartilha com a gente nos comentários!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×