4 melhores mesas digitais e como usar

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Uma mesa digital é usada para combinar sons de diversas fontes para um único ponto. Nela você pode conectar todos os instrumentos da sua banda (guitarra, baixo, violão, playback) e microfone em um só lugar, podendo mixar os sons emitidos por todos esses instrumentos.

Veja como você pode usar uma mesa digital e conheça as quatro melhores mesas digitais do mercado atualmente. Confira:

Como usar uma mesa digital

Antes de adquirir a sua mesa, você deve compreender como ela funciona. Os cabos ligados aos instrumentos e aos microfones são conectados a mesa. A partir disso, o operador da mesa poderá, através das opções fornecidas pela mesa, fazer determinados ajustes para melhor adequação do som emitido por todos, fazendo uma harmonização melhorada do resultado final.

Ela também pode ser usada para mixagens por DJs em festas e eventos. Nele os graves, médios e agudos podem ser equalizados, reparar alguns ruídos, distorções e problemas que pode ocorrer na voz na hora da gravação/execução, ajudar na distribuição dos sons para as caixas principais e também ao agrupar sinais.

Yamaha TF-1 BRA: uma das melhores mesas digitais para sons ao vivo

Para quem necessita de uma mesa digital para som ao vivo, este modelo pode ser uma boa opção de refinamento para seu som. Ele possui a Operação TouchFlow™, que permite um fluxo de controle natural e suave, que modifica completamente o conceito de conforto que existira anteriormente nos consoles do passado. Desta forma, com uma tecnologia touch-screen moderna, você poderá realizar as operações de forma suave e controlada. A interface também é bem simples, de forma que o operador não terá problemas para trabalhar, independente se é bem experiente ou iniciante na área – e isso tudo no alcance da ponta dos dedos.

A Yamaha também apresenta novos recursos, como o Knob Comp e 1-Knob EQ (compressor e equalizador de um botão, de forma a facilitar o acesso as configurações e promover os ajustes necessários de forma rápida e eficiente. Há também a inserção de outras funções, como o Gainfinder (que facilita a configuração de ganho de som pra sinais de entrada individuais) e o Quickpro Presets (ferramenta que facilita para os engenheiros de som iniciantes a encontrar o som ideal).

Yamaha LS9 32: modelo mais profissional

Este modelo da Yamaha possui 32 entradas de microfone/linha e capacidade de expansão para mais 32 canais. É um modelo mais profissional do que o anterior, bom para grandes eventos ao vivo. Ele é leve, o que permite um transporte mais simples do que comparado com outros concorrentes seus, de forma que apenas uma pessoa consegue transportá-la para o local do evento. Seu design é bem semelhante aos modelos analógicos, mas isso não compromete seu funcionamento – pelo contrário, ela é super elogiada pelos principais engenheiros de som do mundo. Tal como o modelo anterior, ela possui uma interface bem intuitiva, o que permite operadores iniciantes conseguirem trabalhar nela sem maiores dificuldades.

Essa, que é uma das melhores mesas digitais do mercado, também possui um leitor/gravador de USB, de forma que você poderá gravar os sons do evento de forma rápida e eficiente para seu cliente. A mesa possui um total de 33 faders e 32 saídas de estéreo.

Yamaha QL5 Profissional: ideal para eventos menores

A mesa QL5 Profissional é uma das melhores mesas digitais para eventos pequenos e médios, aumentando consideravelmente o nível das mesas destinadas a este tipo de evento.  Isso não impede que este console seja usado em eventos maiores, sem perda considerável de qualidade. Ele possui 64 canais mono e 8 canais de mixagem. A série QL foca em garantir pureza no áudio, permitindo que você possa tirar o máximo proveito do equipamento. A interface de controle da mesa é mais refinada e propicia um trabalho mais profissional e apurado por parte do engenheiro. Ele também permite gravação pela porta USB, de forma que você poderá gravar o som em um pen drive, por exemplo.


Ficou alguma dúvida sobre o tema? Quais desses modelos de melhores mesas digitais você já conhecia? Compartilhe sua opinião com a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×