4 formas de ganhar dinheiro como músico

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

O sonho de todo músico é ter seu trabalho ouvido e reconhecido pelo seu público, além de, é claro, ganhar a vida fazendo aquilo que mais gosta. Independentemente da sua inclinação no mundo da música – instrumental, vocal, letrista, produção, ou o que seja – é possível ganhar dinheiro com a música.

Conheça algumas formas interessantes de ganhar dinheiro como músico e prepare-se para dar o próximo passo em sua carreira.

Divulgue seu trabalho na internet

Um dos primeiros passos rumo ao sucesso e para ganhar dinheiro como músico é fazer com que o seu trabalho seja visto e ouvido pelas pessoas. Com o YouTube e demais plataformas online existentes hoje em dia, divulgar um trabalho musical através de um canal especializado tornou-se algo fácil e descomplicado.

Crie seu próprio canal, faça upload de vídeos mostrando o seu processo criativo, sua rotina de gravação, shows e videoclipes. Esteja presente nas redes sociais e divulgue seu material para as pessoas que se identificam com seu estilo musical. Atualmente é possível, inclusive, fazer um show ao vivo e cobrar uma determinada quantia para que os espectadores e fãs tenham acesso ao seu conteúdo. Usar a internet a seu favor não é má ideia!

Promova campanhas de crowdfunding

Você tem uma ótima ideia para seu novo trabalho, quer fazer um show para promover seu novo disco, ou até mesmo angariar fundos necessários para começar a produzir aquele espetáculo musical que tanto sonhou? Uma boa opção é partir para o crowdfunding, uma forma de financiamento coletivo onde você incentiva o próprio público a colaborar financeiramente com o seu projeto em troco de algum benefício – uma cópia da primeira tiragem do seu novo álbum, por exemplo.

Atualmente existem diversas plataformas online que propiciam que músicos e artistas iniciem suas campanhas de crowdfunding – como é o caso do Kickstarter e Catarse – e muitos deles tem obtido bons retornos nesse meio. Essa é uma forma colaborativa de ganhar dinheiro como músico.

Ensine aquilo que você sabe

Sempre haverá alguém querendo realizar seu sonho de aprender a cantar, de tocar um instrumento, ou até mesmo dominar a arte da mixagem e produção musical. Aproveite o seu conhecimento e experiência e ofereça para dar aulas a amigos e conhecidos que querem se aventurar no mundo da música. Se você perceber que, além dos seus dotes musicais, você também tem o dom de lecionar, pode até pensar em abrir uma escola de música ou se unir com outros músicos ou instituições para oferecer oficinas e cursos.

Busque parceiros para seu tipo de trabalho musical

Como músico, você certamente tem uma criatividade acima da média e tem facilidade em criar, compor e imaginar sons das mais variadas formas. Deixe a criatividade fluir e ofereça o seu trabalho para quem possa se interessar em compra-lo.

Se você tem facilidade em compor vinhetas e jingles, busque uma agência de publicidade que trabalhe com a conta de grandes empresas. Se o seu ramo é a de trilhas sonoras, busque uma produtora de filmes e vídeos para colocar seu trabalho em uma futura produção cinematográfica. As possibilidades são muitas, basta identificar o seu potencial e buscar o melhor parceiro para o seu tipo de trabalho e começar a ganhar dinheiro como músico!

Qual é a sua maior dificuldade trabalhando como músico? Já pensou em diferentes alternativas para ganhar dinheiro fazendo aquilo que mais gosta? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×